Translation to your language

Contabilidade

Contabilista(contador) é o profissional que lida com a área financeira, econômica e patrimonial. Ele é responsável pela elaboração das demonstrações contábeis e pelo estudo dos elementos que compõem o patrimônio monetário das companhias. Para o contador, cada número tem seu significado, tudo é importante, pois cada dado que ele avalia traduz a representatividade dos negócios de uma empresa. Com isso, ele recomenda as atitudes a serem tomadas que visem solucionar problemas financeiros. Deve sempre estar atualizado com as leis que regem o patrimônio das pessoas jurídicas (empresas), bem como às datas e prazos das obrigações fiscais e interpretar corretamente os dados

coletados, para assim adotar os procedimentos necessários para o crescimento da empresa ou instituição.

  Faz os registros contábeis das empresas, cuidam de documentação, abertura e fechamento de empresas, prestam assessoria, fazem declarações de imposto de renda de pessoas físicas e jurídicas, escriturações, demonstrações contábeis, análises de balanços, etc.

 Características
  • Ser organizado
  • Ser ético
  • Gostar e ter o hábito da leitura
  • Atenção a detalhes
  • Ter visão dimensionada
  • Ter planejamento de trabalho definido
  • Postura crítica
  • Segurança diante de problemas
  • Ser flexível
 A importância do Contador
  Diminuir o desemprego, amenizar a desigualdade social e impedir a corrupção são tarefas de um político, de um intelectual ou de algum ministro? Nenhuma das respostas anteriores. Parece estranho, mas estas missões tão nobres são responsabilidades de um profissional não muito conhecido do mundo corporativo: os contadores.
 Financeiramente falando, é a eles que os empresários recorrem quando precisam de um norte para a sua empresa. São os contadores que cuidam da gestão econômica de uma companhia, apuram os resultados, calculam impostos, entre outras tarefas, entretanto, mais do que números e burocracia, os contadores modernos falam de ética, flexibilidade e visão de futuro. Eles vêem a empresa para a qual prestam serviços como parte de um mercado global, interconectado e interdependente.
Concluo que a importância do contador aumenta com o passar das horas, paralelamente à sua responsabilidade frente à sociedade e ao governo. São séculos de história desses profissionais dos números, dando sustentação e orientando empresas que precisam deles no fator mais complicado do mundo comercial, o dinheiro.
Referência: http://www.administradores.com.br/informe-se/informativo/a-importancia-do-contador/22102/