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segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Caminhão atinge e derruba limitador de altura da Linha Amarela.

 - Atualizada às 

Caminhão atinge e derruba limitador de altura da Linha Amarela

Acidente aconteceu na altura de Pilares e interditou a pista no sentido Fundão. Não houve feridos

O DIA
Rio - A poucos metros da passarela que caiu em janeiro, deixando cinco mortos na Linha Amarela, outro acidente com carreta ocorreu nesta sexta-feira à tarde. Um caminhão da empresa Carvalhão, que realizava serviço de transporte de container, colidiu e derrubou um limitador de altura em Pilares, próximo ao acesso 4 da via. Nenhum outro veículo foi atingido e ninguém se feriu.
Carreta bateu em estrutura que limita a altura de veículos, na altura de Pilares
Foto:  Foto de leitor via WhatsApp do Dia
A estrutura de aço, similar a uma trave de futebol, mas pesando 12 toneladas e a 4,5 metros do chão, estava no local para proteger a passarela provisória, substituída pela definitiva no último domingo. O motorista do caminhão afirmou que já havia passado por outras passarelas e pelo pedágio ontem antes da colisão e que por isso não esperava bater na baliza. O sentido Fundão, onde ocorreu o acidente, às 14h45, ficou interditado por uma hora, quando a viga foi empurrada para o canto da pista. O engarrafamento teve reflexos em outras vias da cidade como Avenida Geremário Dantas e a Avenida Brasil. O sentido Barra também teve lentidão, pois os carros diminuíam a velocidade para ver o acidente.
Caminhoneiro há 40 anos, Flávio Sardinha Campista, 61, funcionário da Carvalhão há 25, vinha de um descarregamento no Anil, na Zona Oeste, e estava voltando para a empresa, em Duque de Caxias. “Estava indo pegar a (Avenida) Brasil. Entrei no acesso da Cidade de Deus. Passei no pedágio e por baixo de umas três passarelas. Não esperava que o caminhão fosse bater no limitador”, contou o condutor do caminhão modelo Scania, ano 2003. “Vinha a 50, 60 quilômetros por hora. Foi um grande susto porque passo sempre por aqui. Graças a Deus, não atingiu ninguém, o prejuízo foi só material”, comentou Flávio.
A Carvalhão, por meio de nota, informou que está apurando o motivo do ocorrido e ressaltou que o caminhão transitava em horário permitido pela via. Questionada, a transportadora não especificou a altura do caminhão que colidiu.
Veículos de carga não podem circular na Linha amarela das 6h às 10h e das 17h às 20h. A Lamsa, concessionária que administra a Linha Amarela, informou que as passarelas da via tem altura de 4,5 metros, assim como o limitador de aço, e que não havia previsão de retirar o limitador de altura, apesar de a passarela definitiva já estar instalada desde domingo.

Caminhão atinge e derruba limitador na Linha Amarela
Foto:  Seguidor @ramires171

Especialista critica limitador 
Apesar de não ter vitimado ninguém, a estrutura de 12 toneladas apresentava perigo, na opinião do engenheiro civil, especialista em pontes e grandes estruturas Antonio Eulálio Araujo. “O limitador, também chamado de pórtico de sacrifício, não devia estar mais naquele local. Um acidente como o de hoje (ontem) poderia ter matado alguém. Para isso, bastaria que houvesse um carro imediatamente atrás do caminhão ou em paralelo”, comentou Antonio, destacando que o uso do pórtico não é ilegal, mas que existem alternativas de alerta com menor potencial nocivo. “Poderia haver instrumentos de sinalização pendurados no pórtico, que, se tocados, deixariam claro o risco na passarela”. Um exemplo é a sinalização de passarela com correntes na Leopoldina.

Viga protegia passarela provisória 
No dia 28 de janeiro, um caminhão, que trafegava em horário irregular e em alta velocidade, atingiu e derrubou passarela para pedestres da Linha Amarela. A estrutura caiu sobre um táxi, um carro de passeio e uma moto. Além de cinco mortos, quatro pessoas ficaram feridas, entre elas o motorista do veículo que causou o acidente. 
A caçamba do caminhão estava erguida e por isso a altura total do veículo excedia o limite da passarela. A carreta era credenciada pela Comlurb como prestadora de serviço. 
Até domingo passado, a passarela definitiva ainda não havia sido instalada. A viga de aço que foi derrubada ontem tinha o objetivo de proteger a passarela provisória, colocada em fevereiro.

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