Translation to your language

quinta-feira, 17 de julho de 2014

O QUE É LOGÍSTICA?? E QUAIS SÃO AS SUAS ÁREAS DE ATUAÇÕES.

LOGÍSTICA

BACHARELADO
Legenda:
Graduação
Graduação Tecnológica
Esse tecnólogo, que visa a aprimorar o desempenho organizacional das empresas, avalia, projeta e implementa sistemas de transporte, armazenamento, compras, distribuição e entrega de produtos, de forma econômica, rápida e segura. Com seus conhecimentos, gerencia as pessoas para que o processo funcione da melhor maneira ao longo da cadeia de suprimentos. Ele pode atuar nos setores de controladoria, coordenação, expedição e almoxarifado e nos diversos segmentos da logística. Gerencia as redes de distribuição e unidades, faz os processos de compra, identifica fornecedores, negocia e estabelece as formas de entrega e ainda determina o meio de transporte a ser utilizado (ferroviário, rodoviário, aeroviário e aquaviário). Também realiza o cálculo do frete e define a embalagem que será usada para preservar o produto. Faz o acompanhamento de pedidos, por meio de sistemas informatizados, e determina a necessidade de reposição do estoque.

Mercado de Trabalho

Ações de logística sempre existiram nas empresas. Mas um profissional preparado para atuar especificamente nessa área ainda é novidade. Essa escassez de mão de obra qualificada aquece o mercado. "Indústrias de qualquer setor precisam integrar atividades básicas dos processos logísticos, como, transporte, movimentação de carga, armazenagem e gerenciamento da cadeia de suprimentos", diz Marcos Maia, coordenador do curso da Fatec Guarulhos. Depois da graduação, uma especialização é importante. Profissionais que entendem de gestão financeira, gestão de projetos e TI têm maiores chances de emprego. O profissional encontra boas oportunidades em empresas de logística nacional e internacional. Grandes centros urbanos, como São Paulo, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Curitiba e Porto Alegre, constituem os melhores mercados. O Nordeste acena com boas perspectivas para os próximos anos.

Salário inicial: R$ 1.300,00 (fonte: prof. Marcos Maia, da Fatec Guarulhos).

As melhores escolas

Curso

O currículo mescla disciplinas de Ciências Exatas, como estatística e física, e Sociais Aplicadas, como administração e marketing, com outras bem específicas da área. Assim, estudam-se legislação aduaneira, comércio exterior, cadeia de suprimentos, armazenagem e manuseio de materiais, distribuição logística, formação de preços e terceirização de serviços de distribuição. Conhecer cada um dos sistemas de transporte também é importante.

Duração média: dois anos.

Outros nomes: Gestão de/em Log.; Gestão e Log. empr.; Log. (Gestão e Neg.).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SOMENTE UTILIZAR PARA COMENTAR SOBRE A POSTAGEM,E FAZER PERGUNTAS, TIRAR DÚVIDAS COM RESPEITO E EDUCAÇÃO. E SE POSSUIR BLOG COM MESMO OBJETIVO PODE PUBLICAR.