Translation to your language

segunda-feira, 28 de julho de 2014

ARTIGO - COMO DEVERÁ FICAR A ISO 9001 : 2015 .

         

              COMO DEVERÁ FICAR A            ISO 9001 :2015

                    
                     De acordo com informações ela deverá simplificar e ajudar a muitas áreas do setor logístico onde terá grandes mudanças para setores problemáticos dentro da  logística.
                     Onde poderemos ver e compreender mais profundamente e na teoria, pois na prática e completamente diferente e como foi visto no site da http://www.iso.org/. que antecipou para os profissionais da área de logística, como segue abaixo: 

ISO acaba de concluir o trabalho de fornecer estrutura idêntica, texto e termos e definições comuns para normas de sistema de gestão do futuro. Isto irá assegurar a consistência entre as futuras normas e revistas do sistema de gestão e fazer uso integrado mais simples. Ele também fará com que os padrões mais fácil de ler e, ao fazê-lo, ser entendido pelos usuários.

Três normas de sistema de gestão já foram publicados neste novo formato harmonizado com outros sete no caminho. Ambos ISO 9001 e ISO 14001 vai seguir o novo contorno durante o seu processo de revisão.

Por quê?

ISO tem ao longo dos anos publicou várias normas de sistema de gestão de temas que vão da qualidade e meio ambiente à segurança da informação, gestão de continuidade de negócios e gerenciamento de registros. Apesar de compartilhar elementos comuns, as normas de sistema de gestão ISO vêm em muitos formas e estruturas diferentes. Este, por sua vez, resulta em alguma confusão e dificuldades na fase de execução.

Da teoria à prática

Todas as comissões técnicas em desenvolvimento de normas de sistema de gestão tem que seguir anexo SL no novo suplemento ISO consolidada. Anexo SL harmoniza estrutura, texto e termos e definições, deixando os desenvolvedores de normalização com a flexibilidade necessária para integrar os seus tópicos e requisitos técnicos específicos. Box 1 inclui a estrutura de alto nível e exemplos de definições e texto idêntico.

Quadro 1: Exemplos do novo anexo SL


Estrutura de alto nível:

  • Cláusula 1 - Âmbito
  • Cláusula 2 - Referências normativas
  • Cláusula 3 - Termos e definições
  • Cláusula 4 - Contexto da organização
  • Cláusula 5 - Liderança
  • Cláusula 6 - Planejamento
  • Cláusula 7 - Suporte
  • Cláusula 8 - Operação
  • Cláusula 9 - Avaliação de desempenho
  • Cláusula 10 - Melhoria

Exemplo de definições idênticas:

Organização, parte interessada, a política, objetivos, competência, de conformidade.

Exemplo de texto idêntico:

 A gestão de topo deve assegurar que as responsabilidades e autoridades para funções relevantes são atribuídas e comunicadas dentro da organização.

Novas exigências

Há questões linguísticas sutis, tais como a mudança de documentos e registros de informação documentada, para o uso da TI e outras ferramentas para ilustrar o que está sendo feito. O novo texto reconhece o uso do conceito amplo de risco e da necessidade de compreender o risco no contexto do sistema de gestão. Ele também incentiva todos a ver a acção preventiva como um conceito mais amplo do que simplesmente evitar um incidente voltem a ocorrer.

Nenhum desafio é muito grande

Qualquer mudança representa desafios e oportunidades. E esta não é excepção. Nos próximos meses, vamos promover a compreensão de que essa mudança significa para evitar confusão e melhorar a compreensão entre as comissões técnicas afetadas, bem como entre os usuários das normas.

Qual será a próxima?

Vai demorar alguns anos antes de todas as normas de sistemas de gestão existentes foram totalmente harmonizados. No entanto, houve um número impressionante de normas que utilizou o novo formato, uma vez que estava sendo desenvolvido.
Duas das normas de sistemas de gestão da capitânia ISOs lançaram seus processos de revisão (ISO 9001 e ISO 14001) e ambos vão usar o novo formato para as suas revisões. Quadro 2 apresenta a lista de normas que têm usado a nova abordagem.
O Grupo de Coordenação Técnica Conjunta (JTCG) é responsável pela elaboração do documento, a pedido do Conselho de Administração Técnico ISO (TMB). JTCG pretende recolher informação sobre a experiência do usuário em 2012. Ele está disponível para responder a quaisquer perguntas dos padrões escritores, embora os usuários devem, inicialmente, pedir aos seus padrões de desenvolvimento da comunidade.

Caixa 2: Estado actual da harmonização

  • ISO 30301:2011, Sistemas de gestão para registros - - Informação e documentação de requisitos (harmonizado com o anexo SL)
  • ISO 22301:2012, segurança societal - Sistemas de gestão de continuidade de negócios - Requisitos (harmonizado com o anexo SL)
  • ISO 20121:2012, Sistemas de gestão da sustentabilidade do evento - Requisitos com orientações para uso (harmonizado com o anexo SL)
  • ISO 39001, segurança do tráfego rodoviário (RTS) sistemas de gestão - Requisitos com orientações para uso (em fase de preparação para FDIS cédula com publicação prevista para setembro de 2012 e em conformidade com o anexo SL)
  • ISO / IEC 27001, Tecnologia da informação - Técnicas de segurança - Sistemas de gestão de segurança da informação - Requisitos (Revisão está sendo preparado para a DIS cédula com publicação prevista para 2013, e de acordo com o anexo SL)
  • ISO 55001, de gestão de activos - Requisitos (atualmente em votação CD com publicação prevista para 2014, e em conformidade com o anexo SL)
  • ISO 16125, contramedidas de fraude e controles - Sistema de Gestão da Segurança - Requisitos (Atualmente na cédula CD com publicação prevista para 2013, e em conformidade com o anexo SL)

A seguir MSS foram publicados antes da decisão TMB e nenhuma decisão sobre a revisão tenha sido tomada
  • ISO 22000:2005, Sistemas de gestão da segurança de alimentos - Requisitos para qualquer organização na cadeia alimentar
  • ISO 28000:2007, Especificação para sistemas de gestão de segurança para a cadeia de abastecimento
  • ISO 30000:2009, Navios e tecnologia marinha - Navio sistemas de gestão de reciclagem - Especificações para sistemas de gestão de seguros e menos poluentes instalações de reciclagem de navios
  • ISO / IEC 20000-1:2011, tecnologia da informação - gerenciamento de serviços - Parte 1: Requisitos do sistema de gestão de serviço
  • ISO 50001:2011, Sistemas de gestão da energia - Requisitos com orientações para uso

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SOMENTE UTILIZAR PARA COMENTAR SOBRE A POSTAGEM,E FAZER PERGUNTAS, TIRAR DÚVIDAS COM RESPEITO E EDUCAÇÃO. E SE POSSUIR BLOG COM MESMO OBJETIVO PODE PUBLICAR.