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quarta-feira, 18 de julho de 2012

Anatel Monitora TIM e Pode Tomar


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      Sem fronteiras e Pelo visto sem sinal, sem cobertura,
 o cliente sem paciência, ou seja, sem um serviço decente.

 

 Após análise, operadora pode ser multada ou impedida de vender.
Medidas seriam tomadas na semana que vem, segundo agências.

Do G1, com informações da Reuters e do Valor online
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A área técnica da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) está
analisando a situação da qualidade dos serviços da operadora TIM
Participações e pode anunciar punições na semana que vem, segundo
 a agência Reuters e o Valor Online informaram nesta sexta-feira (13).
 A operadora teria de contornar os problemas nas redes de serviços que
 a levaram a dar um salto no volume de reclamações registradas.
A decisão de punir ou não a empresa depende do que a área técnica da Anatel concluir, disse a Reuters. As penalidades poderiam ir de um compromisso para aumentar a qualidade a uma multa, chegando, no limite, à suspensão de novas vendas.
Já o Valor deu as punições como mais certas, dizendo que não serão "nem brandas, nem drásticas". Estaria sendo cogitada a suspensão temporária apenas dos planos promocionais, a aplicação de multa e a exigência de execução de plano de investimento para reforçar a infraestrutura de rede.
A Anatel identificou alta expressiva de reclamações sobre a qualidade do serviço da TIM nos últimos meses, acrescentou a fonte ouvida pela Reuters. Desde o início da semana, a agência tem mobilizado técnicos para fechar diagnóstico de falhas no serviço de telefonia celular da operadora. Estima-se que as reclamações de usuários, relacionadas à queda de ligações, seja quatro vezes maior que a registrada pelas concorrentes em algumas regiões.
Reflexo nas ações
Na quinta-feira, as ações da TIM, segunda maior operadora móvel do Brasil, tiveram queda de mais de 7%, com investidores mostrando receio de que a operadora de telefonia possa sofrer sanções do governo devido a reclamações sobre a qualidade de seu serviço.
A queda foi reflexo de declarações do ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, de que as vendas da empresa poderiam ser suspensas por problemas de qualidade dos serviços. Segundo o próprio ministro, porém, a suspensão das vendas só seria adotada como último recurso.
As ações da TIM recuperaram parte das perdas da véspera nesta sexta-feira, com alta de 2,04%, cotadas a R$ 10. Na semana, no entanto, o papel acumula uma queda de 9,3%.
Em resposta às declarações do ministro, a TIM publicou nota na mesma quinta-feira afirmando que cumpre as orientações da Anatel no que se refere à qualidade. Segundo dados do site da Anatel, em março a TIM ocupava o terceiro lugar no ranking de reclamações, com 0,294 reclamações por mil acessos em serviço. Em fevereiro, a empresa tinha 0,260 reclamações por mil acessos.
A TIM retomou a vice-liderança do mercado brasileiro de telefonia móvel em agosto passado. Em nove meses, já abriu uma diferença de quase 6 milhões de clientes para Claro, agora terceira, e se aproximou da líder Vivo, da Telefônica Brasil. A TIM tinha no fim de maio, dado mais recente disponível, 68,5 milhões de assinantes, contra 75,5 milhões da Vivo. A Claro, do grupo mexicano América Móvil, estava com 62,7 milhões de clientes.
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