Translation to your language

sexta-feira, 1 de agosto de 2014

ARTIGOS PUBLICADOS

17 OUTUBRO, 2008 E ATUALIZADO EM 23 OUTUBRO, 2013.

Como organizar e arquivar documentos gerados na empresa

O arquivo é um importante instrumento para controlar a administração de qualquer empresa. Toda atividade em seu empreendimento gera documentos que deverão ser conservados como comprovantes.

Como organizar e arquivar documentos na empresa
Organizar documentos é a mesma coisa que organizar a empresa, sem exageros. Um erro comum nas administrações é o de tratar o arquivo da empresa como um mero depósito de documentos, quando na verdade o arquivo é um centro ativo de informações.
Um arquivo bem pensado e organizado serve para:
  • Revelar o que já foi feito e os resultados obtidos
  • Revelar o que está para ser feito
  • Diminuir a duplicidade de trabalho
  • Evitar repetições desnecessárias de experiências
  • Evitar improvisos e inadequações
  • Encontrar bons parceiros e fornecedores
  • Avaliar o empreendimento por partes
  • Avaliar o empreendimento com um todo
  • Transmitir ordens e ensinar como fazer
  • Libertá-lo para aproveitar o dinheiro
Não cometa o erro de menosprezar seu arquivo. Ele é a fonte de pesquisa para todos os ramos administrativos e ajuda muito na tomada decisões.
Porém, antes de conseguir fazer do seu arquivo um parceiro administrativo, um amigo conselheiro e gerador de ideias, será preciso conhecer algumas técnicas de arquivamento.
Como dar vida ao seu arquivo de documentos
Gosto da ideia de empresas como organismos vivos. Elas são mesmo! Bom, algumas delas são. Assim como qualquer outro organismo, chega um momento que elas passam a ‘viver’ sozinhas, onde a administração é o cérebro que mantém tudo coordenado e crescendo.
Seguindo este raciocínio, o arquivo de documentos seria então a memória nesse cérebro administrativo. Onde tudo que é aprendido, tudo que foi feito e será feito deve ficar armazenado.
Se você deixar que alguém (funcionário) ou você mesmo guarde para si essa memória, toda a empresa corre o risco de ficar vagando sem rumo caso essa pessoa se ausente. Portanto, também é preciso muito cuidado com os perfis centralizadores de informação.
Os arquivos existem basicamente por dois bons motivos:
  • As exigências da legislação pública
  • Organização interna da empresa.
Os princípios básicos para começar arquivar são:
  • A classificação dos tipos de documentos
  • A codificação, que pode ser alfabética ou numérica
Tudo muito simples não é mesmo? Mas existe um insight genial reservado aos que levam a fase da classificação de documentos a sério. É nessa etapa que começamos a fazer a engenharia reversa da empresa, descobrindo como ela funciona de trás para frente.
É possível fazer essa engenharia reversa, porque todas as atividades devem gerar documentos comprobatórios, sejam eles físicos ou digitais.Tudo que é feito durante o trabalho gera algum tipo documento, se não gerar provavelmente alguma coisa está faltando.
A técnica de arquivamento das pastas vazias
É interessante observar como empresas diferentes têm basicamente as mesmas estruturas organizacionais, gerando documentos em comum. Não há muita diferença nos tipos de documentos gerados pelas grandes e as pequenas empresas.
Com base nesse raciocínio, é possível criar uma estrutura funcional de arquivamento, que pode ser compartilhada entre vários empreendedores e empreendimentos diferentes.
Misturando várias técnicas que adquirimos com o tempo, vou disponibilizar para seu uso a lógica de arquivamento abaixo, onde cada número pode ser considerado como uma pasta que deve ser criada em seu arquivo, mesmo que de início ela fique vazia.
As pastas vazias tornam-se uma técnica para você saber o que falta fazer. Imprima e cole este índice das pastas do lado de fora do seu arquivo e coloque apenas os números nas pastas, estamos utilizando a codificação numérica e você precisará de um índice descritivo para encontrá-las.
  • 01.00 – Plano de negócios. Documento responsável por responder os como, onde, quando e porques da empresa, precisa ser o primeiro passo em direção aos objetivos do empreendedor. Deve ser arquivado na pasta número 1.
  • 02.00 – Operação. Pasta onde serão arquivados os fluxogramas que mostram como são e como deverão ser feitas as tarefas relacionadas a produção, comercialização e prestação de serviços que a empresa pratica.
  • 03.00 – Produtos. Dados como preços, custos, peso, etc… devem ficar nesta pasta. Se a empresa já tiver um sistema informatizado para armazenagem e manuseio, esta pasta pode ser usada para arquivo de folder ou outro material impresso.
  • 04.00 – Estratégias de marketing. Onde ficarão guardadas as pesquisas de mercado, os mecanismos criados para comunicação com o público alvo, os planos estratégicos de pagamento, o planejamento visual da empresa, garantias, etc…
  • 05.00 – Clientes. Dados como nome, telefone, endereço, etc… devem ficar nesta pasta. Se a empresa já tem um sistema informatizado para isso, a pasta deve ser usada para informações gerais como limite de crédito e controles de pagamento.
  • 06.00 – Fornecedores. Dados como nome, telefone, endereço, etc… devem ficar nesta pasta. Se a empresa já está informatizada para isso, a pasta deve ser usada para guardar as duplicatas pagas, junto com suas respectivas notas fiscais.
  • 07.00 – Financeiro. Aqui devem ser guardados o fluxo de caixa do empreendedor, contas a pagar, contas a receber, relação de contas vencidas, boletos de receitas e despesas, documentos de bancos, o fluxo financeiro. Criar uma pasta para cada coisa, como 07.01 para o fluxo de caixa.
  • 08.00 – TI. Para guardar notas fiscais de máquinas, peças, softwares, contratos com empresas de hardware e software, registros de programas, etc… Deve-se criar uma pasta para cada coisa, como 08.01 para notas de hardware e assim por diante.
  • 09.00 – Recursos humanos. Para guardar o plano de carreira e cargos, regimento interno, currículos em perspectiva, pesquisa de antecedentes, folha de pagamento de autônomos, o prontuários dos funcionários, contribuições da empresa (INSS)…
  • 10.00 – Setor jurídico. Onde devem ser guardados os controles com problemas jurídicos de dívidas vencidas com fornecedores, créditos a receber vencidos de clientes, processos a favor e contra a empresa. Sempre mantendo cada coisa em uma subpasta.
  • 11.00 – Diretoria e gerentes. Onde devem ser guardados seus respectivos prontuários, planejamento de pro-labore, recibos de pagamento, férias, checklist das tarefas a serem realizadas diariamente. Uma pasta para cada pessoa.
  • 12.00 – Brainstorm. Os resultados e atas de reuniões para solucionar problemas e criar ideias com sócios, diretores, gerentes, funcionários e clientes. Ideias do caderninho pessoal, ideias de outras reuniões, etc…
  • 13.00 – Material de treinamento. Todo o material de treinamento comprado ou criado dentro da própria empresa devem ser guardados nesta pasta. Crie uma pasta para vídeos, outra para apostilas, outra para Cds de áudio e assim por diante.
  • 14.00 – Arquivo morto e impostos. Controle das notas fiscais já contabilizadas, impostos e arquivo morto, DECA, livro de inventário, Simples, notas do ativo fixo, guias de recolhimento, livro de inspeção do trabalho, recibos de pagamento do IRPF, etc…
  • 15.00 – Custos fixos. Aluguel, luz, água, telefone, honorários do contador, folha de pagamento, INSS, FGTS, honorários do advogado, condomínio, vale transporte, vale refeição, leasing do carro, etc… Devem ser arquivados cada um em sua pasta.
  • 16.00 – Arquivo vivo. Notas de vendas, compras, ativo fixo, de despesa de markeging, produção, impostos pagos, despesas administrativas, etc… A diferença dessa pasta é que após os documentos serem contabilizados eles migram para suas respectivas pastas já listadas acima. Por exemplo, as notas com despesas administrativas migram para a pasta 06.00 (fornecedores).
  • 16.01 - Possíveis parcerias. Durante o dia a empresa recebe muitos papéis, documentos e e-mails de propostas comerciais, parcerias, representações, etc… Instrua os funcionários a não jogar nada fora. Guarde os documentos nesta pasta para análise.
  • 16.02 - Cartões de visita. Colecione os cartões de visitasrecebidos durante eventos, palestras, encontros de negócios e outros eventos sociais. Lembre-se de anexar junto com os cartões, uma breve descrição de como foi o encontro para você se lembrar das pessoas depois.
  • 16.03 - Agenda e caderninho. Um local seguro para guardar sua agenda e as anotações do caderninho que todo empreendedor antenado tem. Uma excelente maneira de não deixar escapar uma única idéia sequer.
O exemplo de como arquivar documentos mostrado acima vai crescer continuamente e você deverá criar uma pasta para cada nova inserção.Por exemplo, conforme você conquistar um fornecedor novo, deverá também criar uma pasta exclusiva.
Seriam então 06.0106.02… e assim por diante. Mantendo os dados de cada um dos fornecedores em pastas separadas e para a pasta raiz não ficar vazia, coloque nela suas experiências. Pode, por exemplo, imprimir os artigos de nosso blog e guardar nelas. ;)

ARTIGO PUBLICADO - SOLUÇÃO LOGÍSTICAS

Após conhecer as dificuldades dos profissionais de logística e transportes a respeito de cálculos de 
fretes, resolvemos desenvolver duas ferramentas para facilitar seu trabalho que são as os 
simuladores de fretes diversos(que efetua cálculos como:Fretes peso,percentual, Cubagem, cargas
lotação e fretes por unidades) e, simulador de fretes por Km rodados cuja descrição, vídeos, manuais
encontram-se mais abaixo nesta página.
Esta calculadora abaixo é por Km rodados, que poderá ser utilizada poe empresas que 
possuem frotas a mesma calcula os fretes para qualquer tipo de veículo como Vans,
Trucks, Tocos, Carretas etc..e já foi atualizada, contando com resultado por kilo,
resultado percentual representativo sobre o valor das mercadorias e quantidade de
entregas, poderá baixar com utilização para testes, lembrando que salva todos os
resultados e exporta para excel.
ou clique na imagem da calculadora para baixar utilizando as informações abaixo:
Usuário: notebook@solucaoemlogistica.com
Senha: simulador123
A Senha do instalador é logico7302, sem acentos.
Em caso de dúvidas, acione pela aba contatos, atendimento online ou por skype
cujo contato é: comercial19971 ou celular 011-7873-8665 nextel 121*68512.
Ao abrir o instalador copie e salve o manual dos mesmos ou assista os vídeos abaixo.

Siulador atualizado com entregas
Devido a erro encontrado no programa, no ResultadoCustoMotorista,bloqueamos o download do 
mesmo e já corrigimos porém, será fornecido através da aba contatos ou atendimento online
para testes com 5 acessos.
para as pessoas que adquiriram, favor solicitar que será enviado novamente agora sem 
nenhum custo adicional.
disponibilizamos por período indeterminado,a partir de hoje, o simulador de fretes 
diversos, que efetuara 5 tipos de cálculos, ferramenta para transportadoras  e para 
departamento comercial de empresas embarcadoras que (vendem produtos ), fácil manuseio e
resultados rápidos conforme poderá verificar abaixo.
Ésta ferramenta estará disponível para 04 utilizações ou 04 acessos para teste.  Será 
solicitado usuário e Senha para baixar o Simulador, o usuário é 
notebook@solucaoemlogistica.com e a senha é relatorios2228 a senha do instalador é 
logico7302.
Calculadora de Fretes Diversos
O manual  está a disposição para quem quiser adquirir a calculadora neste site, 
estaremos a disposição para esclarecimentos.
Se estiver com dificuldades veja o vídeo abaixo  de como utilizar  a calculadora!!
Clique aqui Calcule Online,esteve disponível temporariamente para testes
princípio os cálculos será somente de frete peso,pois o Simulador de Km
rodados ainda não está funcionando, pois trara-se de um projeto piloto 
que poderá ser utilizado em celulares Tablets etc.
Poderá fazer Download do informativo do cálculo em excel,após inserir os dados Peso, valor
das mercadorias, frete peso kilo, tx seguro/advalorem, taxa de icms, taxa de CTRC e em excel clicando no botão Excel.
Taxa de pedágio de que deverá ser exemplo R$ 2,50 e TDE/outras. clique em calcular 
que o resultado aparecerá instâneamente.
Faça um teste e comente na aba Livro de Comentários.
Para voltar a efetuar cálculos online, solicite por e-mail ou contatos será fornecido
login e senha ou baixe gratuitamente as calculadoras por km Rodados ou Calculadora
de fretes diversos.
Calculadora Frete Peso Online
seguirá os mesmos procedimentos que as calculadora Física(Para Desktop) e terá todas as funções de
salvar os cálculos tanto em .txt, PDF e Excel, todas as informações poderão ser enviadas
por e-mail diretamente do site, é ainda um projeto em desenvolvimento que
necessitará de alguns ajustes, a mesma funcionará em todos os tipos de celulares, Iped,
Ipod, Notebook, desktop etc.., poderá solicitar o login e senha para testes na aba
contatos.
Clique qui e comente a respeito da calculadora, poderá adquirir uma gratuitamente!!
Abaixo segue o vídeo da calculadora por km Rodados também no Youtube conforme prometido.
   
Lembrando que a calculadora por km rodados também salva todos os resultados e exporta 
para excel como demonstrado acima na calculadora de fretes diversos.
Acredeceremos comentários na página livro de comentários ou mesmo no Youtube!!
OBS: Mais abaixo nete site,  também está descrito passo a passo como calcular fretes
manualmente.
 Agradecemos a equipe do setor comercial da General Brands, sucos camp por 
adquirir 06 unidades de nossa calculadora de fretes diversos além de ser nosso cliente
embarcador bem como a equipe comercial da Menfers condutores elétricos e mais 
transportadoras que adquiriram nosso software para agilizar e esclarecer a respeito da 
calculadora de fretes além de instalar foi fornecido uma consultoria a respeito de 
cálculos de fretes.
Caso não queira adquirir a calculadora as instruções para cálculos manual  está a
disposição conforme abaixo.
Abaixo seguem instruções de como calcular frete manualmente deserá ser solicitado
via contato!!
Como Interpretar uma tabela de fretes;
Como elaborar  proposta de fretes,(em desenvolvimento)
e como utilizar o simulador ou calculadora de fretes..
Ensinar não custa nada, ao menos será lembrado pelo que deixou para o futuro!!"

Este software foi atualizado!!
Calcula diretamente arredondando todos os resultados em 02 casas decimais com R$ e 
poderá calcular Frete Kilo, Frete Cubagem,Frete Percentual com gatilho, Frete cargas 
fechadas  em um só aplicativo com cadastramento,ou sendo inserido diretamente para 
cálculo, executando todos os tipos de cálculos como: Frete peso + Taxas, 
Frete Percentual, Frete Cubagem, e frete por caixa ou volume ou frete para cargas 
diretas 
de Trucks ou Carretas; diretamente evitando erros no cálculo final salva, 
imprime os relatórios podendo ser exportado para o excel criando um relatório mensal.
Estará disponível para baixar: Se for transportador, seguindo instruções abaixo.
O Produto abaixo é muito útil para embarcadores que quiserem que não possuem produtos
volumosos que necessitam de cubagem.
Para o Transportador também possuímos um software que calcula até 5 cubagens, conforme 
abaixo, porém já atualizado.
O mesmo também poderá ser utilizado para cargas aéreas e Naúticas.
Excelente ferramenta para o setor comercial de uma empresa de transportes, pois além 
de efetuar cálculos com exatidão em segundos salva os resultados em .txt e pode ser 
enviado por e-mail para o solicitante da cotação e exportado para excel. 
Empresas embarcadoras também  estão adquirindo esta calculadora e repassando para 
sua área comercial afim de evitarem erros ao efetuar vendas, pois a mesma é de fácil 
utilização com cálculos exatos.
Para transferir os cálculos do bloco de notas para Excel, deverá seguir os seguintes 
procedimentos:
Após realizar o salvamento do cálculo em bloco de notas.txt,  retire todos os espaços 
das palavras exemplo: Peso Mercadorias para PesoMercadorias e onde não tiver o 
sinal de = acrescente, pois assim quando importar para Excel as colunas estarão 
corretas para receber os nomes e valores e salve o arquivo e feche.
Abra o Excel, vá  em dados e Importar dados de texto., encontre o arquivo correspondente;
clicar em Assistente de importação: Delimitado - Caracteres como virgula e tabulações 
e clique em Avançar.
Desmarque Tubulações e marque Espaços e Outros no quadradinho em branco insira =
Em visualização de dados poderá ajustar da melhor forma se quiser e clique em concluir 
e pronto seus cálculos foram exportados para excel conforme acima e poderá trabalhar 
no mesmo para diversos tipos de relatórios executando todos os cálculos durante o 
mês, semana etc. 
Ensinar não custa nada, ao menos será lembrado pelo que deixou para o futuro!!" 
 observar na sequência dos cálculos acima!!

Abaixo, descrição passo a passo como calcular um frete sem a utilização do simulador
acima!.
Calculando o Frete Peso Manualmente:
O frete peso é calculado em uma calculadora normal pega-se o Peso Total das mercadorias e multiplica-se pela taxa de Frete Peso Ex; 1000 Kilos x 0,30 centavos por kilo o resultado é R$ 300,00, no caso de o frete ser por tonelada ex: R$ 300,00 por tonelada, divida o frete tonelada por 1000 (mil) e encontre o frete por kilo!!.
Para calcular o Frete Frete Valor Manualmente:
O Frete Valor ou Ad Valorem ou seguro, é muito simples Pega-se o valor total das mercadorias e multiplica pela taxa de frete valor ou Ad. valorem Exemplo: Valor das mercadorias R$ 5000,00 e taxa de ad Valorem 0,003(0,30%) dividido por 100) resultado= 0,003
ou seja. para cada R$ 1000,00 será cobrado R$ 3,00 de seguro.para a taxa de Gris(gerenciamento de risco de transporte), é o mesmo procedimento.ex: R$ 1000,00 taxa de Gris (0,25%) divide-se 0,25 por 100 e terá 0,0025!!
Para calcular a taxa de pedágio manualmente:
Taxa de pedágio 0,025, corresponde a R$ 2,50 para cada 100 kilos transportados ou fração, dependendo da tabela terá que arredondar caso o peso menor que 100 kilos cobrar R$ 2,50 ou taxa conforme tabela., caso o peso seja picado, exemplo 130 kilos cobrar R$ 5,00 uma vez que o cálculo é a cada 100 kilos. o simulador não arredonda, calcula somente o peso real. pega- a taxa de pedágio e multiplica pelo peso total das mercadorias.
1000Kilos taxa de pedágioR$ 2,50, ou seja 0,025 x 1000 = R$ 25,00
Para calcular a taxa de ICMS manualmente:
Exemplo: suponhamos que a taxa seja de 7%(Imposto por dentro 100-7= 93 =0,93), deverá somar os resultados de Frete peso + Frete Valor +Gris+  pedágio + Taxa de CTRC(taxa de conhecimento) + taxa de TDE (Taxa de dificuldade de entrega) + Todas as taxas que houver como também de Carregamento+ de descarga de Coleta etc...,que vai gerar o resultado de Sub total do frete. exemplo (Frete peso R$ 300,00) + (Frete Valor R
5,00) + (Pedágio 27,00) + (Taxa de CTRC(Conhecimento de Transporte
Rodoviário de Carga)( R$ 25,00) =(Sub Total do Frete R$ 365,00), cujo sub total
deverá ser dividido pela taxa de ICMS no exemplo por 0,88(12%) (denominado
imposto por dentro= 100-12=88 que corresponde a 12%) = cujo resultado total de
(Total do frete + ICMS R$ 414,77 ), subtraindo o Total do frete pelo sub total
do frete o resultado da taxa de ICMS será de R$ 49,77 á pagar.Como calcular Cubagem manualmente:

O cálculo da cubagem é feita para verificar se o
espaço das mercadorias é maior que o peso. exemplo:Peso real =300 kilos com medidas de 0,50 Altura x

0,80 Largura e 0,60 comprimento. sendo a quantidade de 10 volumes. no cálculo
deverá multiplicar uma medida pela outra, altura x largura x comprimento x
quantidade de volumes x taxa de cubagem que normalmente é de 300, cuja ordem
não influencia no resultado.

exemplo =0,50 x 0,80 x 0,60 x 10 x 300 = 720 kilos
cubados. Quando
o peso cubado maior que peso real, deverá efetuar o cálculo do frete peso pelo
resultado do peso cubado para que o cálculo esteja correto.

OBS: muitos clientes já utilizam
fornecer a cubagem exemplo: 0,45m3 basta multiplicar por 300 que terá o peso
cubado que no caso é 135 kilos cubados, ou seja o espaço que ocupa no veículo.

Para medir um volume cônico: exemplo:
um tanque de combustível ; raio x 2 x comprimento, dessa forma poderá calcular
o peso cubado correto, multiplicando-se por 300 terá o peso cubado para o
cálculo.

Para calcular valor percentual sobre
nota fiscal no simulador: 

Preencher todos os  campos pertinentes ao
cálculo e  clicar diretamente no ícone %S/V.NotaFiscal, cujo resultado aparecerá no campo %FreteS/valorNF.

Calculando frete por KM rodado na calculadora de frete por KM Rodados: Utilizar a kilometragem informada exemplo 2.000kms. e multiplicar pelo valor utilizado para cobrança exemplo R$ 2,50 por kilometro rodado. acrescentar todas as taxas  exemplo : Taxa de CTRC + Taxa de pedágio + Custo de descarga  etc..e utilizar o cálculo do ICMS.Deverá saber de todos os custos pertinentes ao cálculo como: Custo de carreteiro, custo de carga e descarga, custo de coleta etc.... posteriormente o valor por combustível por litro no exemplo está R$ 2,50 porém poderá inserir o valor correto do mesmo sendo diesel, gasolina alcool etc.. Depois vem o KMporLitro que corresponde a quantidade de litros que o veículo gasta por km rodado.. No caso do CustoMotorista, deverá ser embutido o salário do mesmo com todos os custos agregados como INSS, Pis etc que provavelmente se tornarão em mais 100% do salário original + custo de seguro de vida e alimentação  etc., todos estes custos deverão ser divididos por 30 para o cálculo da diária do mesmo que caso do motorista de carreta que não possui final de semana fixo. então o custo que aparece nao simulador é de um salário fictício de R$ 167,00 porém o custos deverá inserido conforme suas informações.
Como calcular fretes?
segue abaixo manual da calculadora de fretes !!
Clique nos links abaixo  após comentários e baixe o manual passo a passo ou leia todas as 
instruções abaixo no site!!

Lembrando que todas as caixas de diálogo deverão ser preenchidas com numeral no caso de não
utilizar o cálculo digite o número 0 zero na mesma caso contrário o simulador dará erro!!
Segue abaixo manual de cálculos de todos os típos de fretes!!
Manual da Calculadora:
Na aba Cliquenaseta -> haverá 5 tipos de cálculos que são:
Frete Kilo;
Frete Carreta;
FretePercentual; 
Frete Cubagem e,,
FreteporUnidade.(Por volume ou caixa)
Abaixo, seguem instruções para cada tipo de cálculo ao clicar na aba suspensa a saber:
Nunca deixe nenhuma caixa de diálogo em branco, caso não utilizar por alguma razão insira o número
0 (Zero).
Como Salvar os cálculos em .TXT
Para calcular a cubagem do peso cubado no simulador:
Inserir nos campos Medida Volumes de altura, largura e comprimento exemplo:
0,50 x 0,50 x 0,50, ou em qualquer ordem que não influenciará no resultado, inserir 
a quantidade de volumes no campo Quantidade Volumes e verificar o campo Taxa Cubagem
 que é o valor padrão para cálculo de 300,00 que poderá ser alterado conforme negociação
exemplo para 250,00. cujo resultado aparecerá no campo Peso Cubado. se o valor do peso 
cubado for maior que o peso real das mercadorias insira no campo PesoKiloMercadorias
OBS: não deixe nenhuma caixa de diálogo em branco pois a calculadora travará!!


Calculando Frete Peso no Simulador: 
Para calcular é muito simples, na aba suspensa clique em FreteKilo, preencher o
peso real das mercadorias em PesoKiloMercadorias  e insira o frete peso em 
FretePesokilo, conforme tabela que utiliza. clikar no Ícone FretePeso  em Operadores
de Cálculo e no Botão Calcular, cujo resultado sairá em ResultadoFretePeso.
Calculando Frete Peso Mínimo no Simulador:
Quando o frete peso mínimo cobrado for por exemplo R$ 70,00 até 100 kilos, divida o 
valor do frete mínimo R$ 70,00 pelo peso inserido no campo PesoKiloMercadorias 
exemplo: 98 kilos ao freteKilo de R$ 0,35 o ResultadoFretePeso seria  de  R$ 34,30.
Para que o valor de R$ 70,00 vá para a caixa de diálogo ResultadoFreteKilo para continuar
o cálculo divida R$ 70,00 por 98kilos o resultado do cálculo é 0,71428 insira este 
resultado na caixa de diálogo FretePesoKilo e clique no botão calcular o 
ResultadoFreteKilo será de R$ 70,00.. 
Para Calcular o Frete Valor ou Taxa de Seguro no Simulador: 
É o mesmo procedimento para calcular o Frete Peso descrito acima.
Insira o valor das mercadorias em ValorMercadorias e preencha também o campo 
TxSeguro/Advalorem que já está inserido 0,005 (0,50%) e clicar em Operadores de 
cálculo Frete Seguro  e no botão Calcular dependendo do simulador que tiver cujo 
resultado aparecerá no campo ResultadoSeguro., não esquecer de somar a taxa do Gris 
com TxSeguro/Advalorem, no caso do embarcador fornecer uma carta de DDR, (Desistência de regresso), insira somente o valor do Gris (gerenciamento de risco).
Exemplo: Ad.Valorem ou Valor do seguro ou Frete Valor (0,50% dividido por 1.000= 0,005) +(taxa de Gris 0,25% que dividido por 1000= 0,0025) que somados será 0,0075 a ser inserido em TxSeguro/AdValorem.
O que é Carta de DDR?
A DDR é justamente a desistência de regresso ou seja o seguro será por conta do 
embarcador e o mesmo inserirá a transportadora em sua apólice e caso ocorra algum 
sinistro o responsável será a seguradora do embarcador..
O que é Taxa de TDE?

É a Taxa de Dificuldade de Entregas cobrada dos embarcadores para entregas em Grandes 
redes de Supermercados  pelo motivo da grande demora para recebimento de mercadorias
pela transportadora.
O que é Taxa de Exclusividade?
É a taxa de entrega cobrada dos embarcadores pelas transportadoras  quando entrega em 
grandes redes de supermercados  cuja entrega geralmente demora o dia todo desde manhã
até a tardezinha, sem que a transportadora consiga colocar no veículo de entrega outras
mercadorias de outros embarcadores ou destinatários pois não conseguirá efetuar outras 
entregas ou seja o veículo perderá o dia todo e não conseguirá efetuar outras entregas 
neste caso é cobrado a capacidade total do veículo.
Para calcular a Taxa de Pedágio no Simulador:
Para o pedágio, no simulador atual foi criado mais uma caixa de texto, PesoPedágio
como nos transportes rodoviários a fórmula é a cada 100 kilos ou fração, exemplo: 
o peso real das mercadorias é 2455 kilos, deverá ser lançada na caixa de texto
PesoMercadorias, e na caixa Peso Pedágio, deverá lançar o peso arredondando para
centena ou no valor de 2500 kilos, e clikar no ícone frete Pedágio e no botão calcular
que o frete estará exato no campo ResultadoPedágio.
Para calcular frete pediágio mínimo, utilize o mesmo fator de para calcular frete peso 
mínimo, divide-se o valor pedágio na tabela o mínimo é de R$ 3,50 a cadas 100 kilos,
se o volume transportado e de 30 kilos, e o valor do pedágio é de R$ 2,50 a cada 
100 Kilos, divide-se
Para calcular a taxa de ICMS no simulador:
Taxa ICMS está inserido 0,93 em seu campo que corresponde a 7% de imposto , caso o 
imposto seja 12% alterar para 0,88, cuja denominação é imposto por dentro 
Ex: 100 - 7 = 93 que é igual a 0,93 que dividido pelo subtotal do frete é acrescido 
diretamente sobre o total do frete), em seu resultado são somados os resultados de: 
ResultadoFretePeso+ResultadoSeguro+ResultadoPedágio + TaxaCTRC + TaxaTDE/Outras. ou 0 
se não houver Imposto de ICMS ou seja se o frete for All in (Tudo incluso) inclusive
impostou utilizar o valor do Sub.Totalfrete como total do frete ou inserir o número 1 
no campo TaxaICMS,  para que o FreteTotal+ICMS tenha o mesmo resultado que o 
Sub.TotalFrete. e . com os mesmos procedimentos descritos acima, inserir a taxa desejada
no campo TaxaPedágio  O resultado será acrescido automaticamente no resultado do
FreteTotal+ICMS  e aparecerá em ICMSáRecoher quando clicado no ícone ICMS á  Recolher 
em Operadores de Cálculo.
OBS: Não esquecer de preencher todos os campos do PesoKiloMercadorias,ValorMercadorias,
PesoPedágio,TaxaCTRC e TaxaTDE/Outras. NO Subtotalfrete estará somada todas estas taxas 
que será acrescida em FreteTotal+ICMS  para que o cálculo seja correto. Não esquecer de 
sempre deixar todos os campos preenchidos nenhum campo poderá estar vazio, caso não
exista a taxa deixe sempre o numero 0 para não dar erro no simulador.
O Campo  %FreteS/ValorNF corresponde ao  resultado do valor do percentual que o Frete 
total + ICMS representa  sobre o valor total das mercadorias - Exemplo ValorMercadorias 
R$ 10000,00 e FreteTotal+ICMS = R$ 256,99 o resultado %FreteS/ValorNF = 2,56%
No Campo FreteKiloGeral fornecerá o resultado em valor Kilo ou FretePeso sobre o peso 
transportado.
Exemplo: Peso 200kilos, Valor das mercadorias R$ 10000,00, FretePesoCapital = 0,42 ou 
Quarenta e dois centavos por kilo, e TaxaSeguro/AdValorem = 0,005 ou Cinco por Mil que 
corresponde a Cinco reais por cada R$ 1000,00., PesoPedágio= 200Kilos e TaxaPedágio
0,025 (R$ 2,50 a cada 100 kilos ou fração)
TaxaICMS de 7% (0,93), + TaxaCTRC  de R$ 20,00(Taxa de Conhecimento, Coleta etc) + 
TaxadeTDE/Outras de R$ 80,00 de  ( Taxa de Dificuldade de Entrega) ou Poderá Ser de 
Taxa de Exlusividade ( Quando o destinatário das mercadorias recebem apenas determinadas
mercadorias de um Embarcador exclusivo em determinado veículo) ou mesmo poderá inserir
outro valor que poderá ser de Carregamento ou descarga das mercadorias neste Campo 
TaxaTDE/Outras.
que será somada ao SubTotalFrete e FreteTotal+ICMS.
O Resultado será: 
Frete Peso= R$ 84,00
Resultado Seguro= 50,00
ResultadoPedágio= R$ 5,00
SubTotal do Frete=R$ 239,00
Frete Total+ICMS = R$ 256,99
ICMS a Recolher =R$ 17,99
%FreteS/ValorNF=R$ 2,5699% 
FreteKiloGeral=R$ 1,28 por kilo transportado. conforme poderá observar na imagem da 
calculadora abaixo:
Após efetuar os  5 tipos de cálculos poderá clicar no botão salvar que irá salvar
todas informações pertinentes ao cálculo em .txt e posteriormente exportar 
para planilha excel, conforme instruções abaixo.
Espero ter ajudado, caso de dúvidas contate-nos!!
Posteriormente publicarei instruções para cálculos de frete percentual, Frete Cubagem e
Frete de cargas  completas.
Como Salvar os cálculos após todos os procedimentos de cálculos:
Após ter efetuado todos os cálculos de Frete Kilo, Frete Cubagem, Frete Percentual, 
Frete por Unidade, Frete Por KM rodado ou Frete Carreta siga os seguintes passos:
1º passo: clique no botão Salvar, irá abrir uma caixa de mensagem Salvar Como, a dica 
para armazenar um arquivo de cálculos é criar uma pasta com o nome de cálculo de fretes,
e nesta pasta salvar o cálculo feito dando ao mesmo uma nomenclatura como exemplo: 
calculo transportadora Tal ou Cálculo cliente Fulano de tal e salvar.
Na própria calculadora de fretes diversos, já existem os campos Cotação/Pedido e 
Transportadora/Cliente, antes de efetuar qualquer cálculo preencha estes campos que será
salvo em arquivo pré determinado. Após salvar em arquivo .txt, poderá escrever qualquer
coisa no mesmo ou ajustar as posições dos resultados do calculo e enviar por e-mail, 
imprimir etc.
Como Exportar o arquivo .txt para excel..

Para transferir os cálculos do bloco de notas para Excel, deverá seguir os seguintes 
procedimentos:
Após realizar o salvamento do cálculo em bloco de notas.txt,  retire todos os espaços 
das palavras exemplo: Peso Mercadorias para PesoMercadorias e onde não tiver o sinal de
= acrescente, pois assim quando importar para Excel as colunas estarão corretas para 
receber os nomes e valores e salve o arquivo e feche.
Abra o Excel, vá  em dados e Importar dados de texto., encontre o arquivo correspondente
clicar em Assistente de importação: Delimitado - Caracteres como virgula e tabulações e
clique em Avançar.
Desmarque Tubulações e marque Espaços e Outros no quadradinho em branco insira =
Em visualização de dados poderá ajustar da melhor forma se quiser e clique em concluir 
e pronto seus cálculos foram exportados para excel conforme acima e poderá trabalhar no
mesmo para diversos tipos de relatórios executando todos os cálculos durante o mês,
semana etc.
Os procedimentos acima valerão para todo e qualquer tipo de cálculo que efetuar!!


Para Calcular Fretes Percentual no Simulador:
Para não ocorrer erro na calculadora nunca deixe nenhum campo ou caixa de diálogo em 
branco.
Clique na aba suspensa e clique em Frete%Percentual, Insira o Valor das mercadorias no 
campo ValorMercadoria% Exempor: 10000,00  e insira o mesmo valor das mercadorias em
ValorComparação= R$ 10000,00, insira a taxa percentual como exemplo 5% = cujo valor  
deverá inserir será 0,05 no campo FretePercentual%, clique no ícone Frete% e clique em 
Calcular o resultado sairá em ResultadoFrete% que será de R$ 500,00 caso ter que cobrar
a taxa de pedágio, insira o peso em PesoPedágio o peso arredodado exemplo 200m kilos;
e siga os mesmo procedimentos de Para Calcular taxa de Pedágio no Simulador acima. 
Em caso de não ter que calcular o pedágio insira o numero 0 Zero no campo PesoPedágio e
clique no ícone Frete Pedágio e clique em Calcular. 
Caso tiver que acrescentar o ICMS no cálculo, siga as mesmas instruções contidas em 
(Para calcular taxa de ICMS no Simulador) e no caso do ICMS já embutido no Frete 
percentual, deixe o numero 1 no campo TaxaICMS.
Insira as taxas de CTRC e TDE se tiver que calcular e clique em no ícone Todos os 
Cálculos para sair todos os resultados de uma só vez.


OBS importante:  No caso de não haver cálculo de imposto. ao invés de 0,93 apague e 
coloque 1, o projeto é executado m matemática pura. quando multiplica 0,93 é pelo 
sub total. se colocar zero dará err pois todo número multiplicado por zero é zero, 
troco pelo número 1

que repetirá os valores do sub.total.
Para calcular frete Percentual Minimo no Simulador:
É o mesmo procedimento do calculo de Frete peso, neste caso, exemplo : O frete mínimo é
R$ 40,00 e o frete percentual é de 0,05 (5%)  o valor a ser calculado é de R$ 650,00
no campo ValorMercadorias% - o seu resultado após clicar no ícone Frete% e no botão 
calcular, será de R$ 32,50.

Divida o valor do frete mínimo R$ 40,00 pelo valor das  mercadorias R$ 650,00 e 
ResultadoFrete% será de R$ 40,00.
Para calcular frete Gatilho no Frete Percentual:
No Frete gatilho, inserir o peso das mercadorias em PesoMerc.Gatilho e inserir a taxa de frete Peso 
no campo FretePesoGatilho clicar no ícone Frete Gatilho e no botão calcular que o resultado sairá
no campo ResultadoFreteGastilho.
Após efetuar os dois cálculos de Frete Percentual e Frete Gatilho, observe o maior reusltado em R$, 
caso o resultado maior for o frete gatilho, apague o campo Taxafrete% e digite o numeral 0 (zero) e 
clique no ícone Frete Percenutal e no botão Calcular para que seu resultado seja R$ 0,00 e dar 
continuidade no cálculo inserindo taxa de CTRC, TaxaTDE/Outros, caso houver e demais taxas, neste 
tipo de cálculo geralmente o frete Seguro/Advalorem são embutidos tanto em frete percentual quanto 
gatilho e continue os cálculos que aparecerão os resultados  de FreteTotal +ICMS, ICMSáRecolher, 
%FreteS/ValorNF e Fretekilogeral.
O mesmo procedimento deverá ser feito caso o frete percentual for maior que o frete gatilho.
O que é Frete Gatilho??:
Frete gatilho está geralmente associado ao frete percentual, quando o embarcador utiliza frete 
percentual porém os valores das notas fiscais não correspondem aos valores informados utiliza-se o 
frete gatilho que é o mesmo do frete peso final que a transportadora utiliza em seus cálculos para 
evitar perca de rentabilidade.
Para Calcular Frete Cubagem no Simulador:
Clique na aba suspensa e clique em FreteCubagem, insira o peso cubado no campo 
PesoKiloCubado, clique no ícone Frete Cubagem e Clique em Calcular, o resultado saírá 
na caixa de diálogo ResultadoCubagem= Os demais procedimentos iguais aos outros acima.


Para calcular Frete por unidade, caixa ou volume:
Para não haver erros no simulador nunca deixe a caixa de diálogo ou campo em branco sem
nenhum numeral!!
Clique na seta e em  FreteporUnidade e Insira a quantidade de volumes no campo QuantidadeVolumes=
insira a taxa por volume que no caso na calculadora está R$ 10,00, clique no ícone FreteporUnidade e
em calcular o resultado sairá no campo ResultadoFreteCaixa=.
Caso a negociação seja também seguro da carga, insira o valor total das mercadorias no campo 
ValorMercadorias= e a taxa do seguro em Seguro/Advalorem= e clique no ícone Frete Seguro e no botão 
calcular o resultado aparecerá em ResultadoSeguro=.
Para adicionar calculo do Pedágio insira em PesoPedágio= o peso das mercadorias mais sempre 
arredondando para centenas exemplo supondo que o peso seja 325 kilos insira o peso de 400kilos e 
insira a taxa de pedágio em Taxa/Pedágio= que no exemplo está 0,025 ou seja R$ 2,50 para cada 100 
kilos clique no ícone Frete Pedágio e clique no botão Calcular o resultado será de R
0,00.
Para inserir a taxa de ICMS é igual aos outros procedimentos nos exemplos contam 0,93 que 
corresponde a 7% que é calculado sobre o subtotal dos fretes que dividido por 0,93 somará 
automaticamente e o resultado aparecerá em FreteTotal+ICMS, caso não deseje cobrar o ICMS e a 
negociação foi com imposto incluso, no campo TaxaICMS apague o valor de 0,93 e insira o numeral 1 
pois assim o valor do Subtotal do frete será repetido em FreteTotal+ICMS.
O ICMS a recolher indica o valor do imposto a ser recolhido, para isso após ter calculado o Frete 
Total clique no ícone  ICMS á Recolher o valor aparecerá lá!.
O campo  %FreteS/ValorNF= indicará qual o foi o percentual que o frete impactou sobre o valor total 
da Nota fiscal, para isso clique no ícone %SValor.N.Fiscal  e no botão calcular.
O FreteKiloGeral=  representa o frete kilo que é calculado sobre o peso das mercadorias porém neste 
caso o mesmo não calculará sobre o peso das mercadorias mais sobre a quantidade de volumes.


Para Calcular  Frete de Carga Completa = Frete Carreta:
Para não haver erros nos cálculos não deixe nenhuma caixa de diálogo em 
branco caso não utilizar insira o numero 0.
Insira o peso em PesoKiloMercadorias, caso não apareça acima do campo clique em FreteKilo e 
posteriormente FreteCarreta na Caixa suspensa  aparecerá .
Insira o Peso que pode ser de 25000 (vinte e cinco Toneladas) e insira o peso correspondente ao 
valor do frete Viagem exemplo R$ 3.000,00 para dar este valor insira 0,12 no campo FreteKiloViagem 
e clique no ícone FreteViagem e no botão Calcular o resultado sairá na caixa de diálogo 
ResultadoFreteViagem=
O mesmo cálculo poderá ser utilizado para Truck, Toco ou outros veículos.
As Demais Taxas inseridas na caixa suspensa: TDE, Esclusividade-Fiorino,Exclusividade-Toco, 
Exclusividade-Truck os seus valores correspondentes de TDE (80,00) ,

 Esclusividade-Fiorino(120,00) ,Exclusividade-Toco(230,00), Exclusividade-Truck(230,00) aparecerão 


na caixa de Diálogo TDE/Outras., para serem somadas ao total do Frete em caso de diárias ou taxas 


de Exclusividade ou TDE, conforme explicado em Para Calcular Taxa de ICMS acima..


O que é Taxa de TDE?



É a Taxa de Dificuldade de Entregas cobrada dos embarcadores para entregas em Grandes redes de 
Supermercados  pelo motivo da grande demora para recebimento de mercadorias pela transportadora.
O que é Taxa de Exclusividade?
É a taxa de entrega cobrada dos embarcadores pelas transportadoras  quando entrega em grandes redes 
de supermercados  cuja entrega geralmente demora o dia todo desde manhã até a tardezinha, sem que a 
transportadora consiga colocar no veículo de entrega outras mercadorias de outros embarcadores ou 
destinatários pois não conseguirá efetuar outras entregas ou seja o veículo perderá o dia todo e 
não conseguirá efetuar outras entregas.
O Botão Limpar servirá para deixar todos os campos pertinentes a respostas com número 0
(Zero) para iniciar novo cálculo.
O Botão Salvar servirá para salvar seu cálculo em .txt, (Crie uma pasta para resultado 
de cálculos em sua área de trabalho e salve seus cálculos lá.
Os campos Cotação/Pedido e Transportadora/Cliente, receberão qualquer informação 
inseridas nos mesmos e serão salvos também na mesma área do .txt., e todas estas 
informações poderão ser exportadas para excel conforme explicação acima.

Para transferir os cálculos do bloco de notas para Excel, deverá seguir os seguintes 
procedimentos:
Após realizar o salvamento do cálculo em bloco de notas.txt,  retire todos os espaços 
das palavras exemplo: Peso Mercadorias para PesoMercadorias e onde não tiver o sinal 
de = acrescente, pois assim quando importar para Excel as colunas estarão corretas para
receber os nomes e valores e salve o arquivo e feche.
Abra o Excel, vá  em dados e Importar dados de texto., encontre o arquivo 
correspondente; clicar em Assistente de importação: Delimitado - Caracteres como 
virgula e tabulações e clique em Avançar.
Desmarque Tubulações e marque Espaços e Outros no quadradinho em branco insira =
Em visualização de dados poderá ajustar da melhor forma se quiser e clique em concluir 
e pronto seus cálculos foram exportados para excel conforme acima e poderá trabalhar 
no mesmo para diversos tipos de relatórios executando todos os cálculos durante o mês, 
semana etc.
Estou ajustando para que a transferência seja automática sem necessitar de ajustar 
antes da transferência isso é para quem já tem o simulador Pedágio.
Para efetuar todos os cálculos  de frete de uma só vez no Simulador:
Para não ocorrer erro (travamento) no simulador nunca deixe as caixas de diálogo em 
branco ou sem nenhum numeral.
Para efetuar todos os cálculos de uma só vez no simulador(Frete peso), deverá estar bem
familiarizado com o software, sendo que ao passar pelas etapas de: Peso Cubado, e 
pedágio, se não informar os valores corretos de cubagem que deve ser inserido o peso 
cubado quando maior que o peso real das mercadorias e pedágio que deverá ser inserido o
peso arredondado em centena ex: 1425 kilos no Peso Pedágio o valor deverá ser inserido 
é de 1500 pelo motivo de que o arredondamento é em centena ou seja se for 01 até 99 
kilos inserir 100kilos. 
Após inserir todas as taxas como: PesoMercadorias,ValorMercadorias,FreteKilo,
TaxaSeguro/Ad.Valorem,PesoPedágio,TaxaIcms,TaxaCTRC,
Taxa TDE/Outras,medidaVoumes,

quantidadeVolumes e TaxaCubagempesos, basta clikar no ícone todos os cálculos e no 

botão calcular, que aparecerá todos os resultados de uma só vez sem passar por etapas.
Mais, é importante passar por etapas e  observar que cada ícone clicado, dará uma informação de como calcular passo a passo no simulador.

Como  Interpretar uma tabela de fretes?
Outra coisa muito importante, é saber ler o que cada tabela ou proposta de cada 
transportadora ou saber o que se escreve em uma proposta para um embarcador, por 
exemplo cada transportadora cobra taxas com denominações diferentes a saber:  de Frete 
peso , Frete Tonelada, Frete Ton, Frete Kilo, (Frete peso,frete Kilo é a cobrança por 
cada quilo transportado exemplo frete kilo de 0,30  quer dizer que o frete será de 
R$ 0,30 trinta centavos por kilo a ser transportado), (Frete ton de R$ 300,00. ou frete 
tonelada de R$ 300,00, que dizer que a cada tonelada transportada ou seja 1000kilos o 
frete será cobrado R$ 300,00(trezentos reais por cada mil kilos a ser transportado para 
transformar em quilo divida por 1000) e frete  mínimo ou frete peso mínimo ( O frete 
mínimo é o frete a ser cobrado sendo que o mínimo é de exemplo R$ 60,00 supondo que 
tenha que transportar 50 kilos e o frete kilo seja de R$ 0,30 ,multiplicando-se  o peso 
50kilos pelo frete peso ou frete quilo o resultado será de R$ 15,00 porém a 
transportadora cobrará.
R$ 60,00 mais as taxas de Ad.Valorem,  ou frete valor ou taxa de seguro mais as taxas 
de CTRC ou conhecimento mais as taxas de pedágio, mais as taxas de ICMS  etc.(não existe
um padrão para tal).
Taxas de Seguro ou frete valor ou Ad.Valorem: Ás denominações são diferentes porém é o 
valor que cada transportadora cobra para segurar o valor total declarado em notas fiscas
das mercadorias, caso os valores reais sejam maiores que os valores declarados em nota 
fiscal, a seguradora pagará somente os valores declarados em nota fiscal..
Seguro Apólice- RCTR-C - corresponde ao seguro das mercadorias transportadas que 
estarão seguradas em caso de sinistro ou seja de tombamento e avaria de mercadorias.
Seguro RCF-DC - Corresponde ao seguro das mercadorias transportadas que estarão 
seguradas em caso de Furto, Roubo a mão armada, desaparecimento da carga em veículo em 
curso.
Leia atentamente a apólice de seguros, pois várias mercadorias não estão cobertas ou 
são limitadas  e ao ocorrer sinistro poderá ter uma surpresa!.
Muitas transportadoras cobram estas taxas mais várias não recolhem ou declaram e devido 
este problema o embarcador corre sério risco de não receber das transportadoras os 
valores sinistrados, por esse motivo é importante solicitar os comprovantes de 
pagamentos de seguros ou ligar para a seguradora para verificar se determinada empresa 
está em dia com suas companhias de seguros e por esse motivo e por outros além de não 
recolherem os impostos conseguem reduzir seus preços de fretes!!
Gris - Quer dizer gerenciamento de risco: é o valor que se cobra dos embarcadores para 
análise dos motoristas e veículos pela empresa de gerenciamento de risco como exemplo a 
Buoni para liberação do veículo de terceiro ou frota para autorização para seguro como 
também para rastreamento do veículo em transito e para cobrir possíveis avarias em 
mercadorias.

Na realidade, deveria escrever um livro a respeito de cálculo de fretes ou mesmo para  

negociação de fretes como embarcador ou mesmo transportador.
posteriormente postarei mais informações de como interpretar  ou elaborar uma tabela de 
fretes!!!


Como  Calcular Fretes Manualmente?
Deverá solicitar via -mail o pela página contatos..
Para calcular valor percentual sobre nota fiscal no simulador:  
Preencher todos os  campos pertinentes ao cálculo e  clicar diretamente no ícone 
%S/V.NotaFiscal, cujo resultado aparecerá no campo %FreteS/valorNF.

Calculando frete por KM rodado na calculadora de frete por KM Rodados:
Utilizar a kilometragem informada exemplo 2.000kms. e multiplicar pelo valor utilizado 
para cobrança exemplo R$ 2,50 por kilometro rodado. acrescentar todas as taxas  exemplo:
Taxa de CTRC + Taxa de pedágio + Custo de descarga  etc..e utilizar o cálculo do ICMS.
Deverá saber de todos os custos pertinentes ao cálculo como:
Custo de carreteiro, custo de carga e descarga, custo de coleta etc.... 
Posteriormente o valor por combustível por litro no exemplo está R$ 2,50 porém poderá 
inserir o valor correto do mesmo sendo diesel, gasolina alcool etc..
Depois vem o KMporLitro que corresponde a quantidade de litros que o veículo gasta por 
km rodado..
No caso do CustoMotorista, deverá ser embutido o salário do mesmo com todos os custos 
agregados como INSS, Pis etc que provavelmente se tornarão em mais 100% do salario 
original + custo de seguro de vida e alimentação  etc., todos estes custos deverão ser 
divididos por 30 para o cálculo da diária do mesmo que caso do motorista de carreta que
não possui final de semana fixo. então o custo que aparece nao simulador é de um salário
fictício de R$ 167,00 porém o custos deverá inserido conforme suas informações. 
Manutenção do Veículo:
Neste caso, é computado a quantidade de pneus que compõe uma carreta ou outro tipo de 
veículos qualquer á inserir na calculadora, no caso exposto na calculadora foi de uma 
carreta com um custo de R$ 600,00 multiplicado do 18 pneus, cujo reulstado foi de 
R$ 10.800,00.
Duração do Pneu: 
No caso da duração do Pneu, é computado a vida útil de cada pneu anualmente por 
km rodado. no exemplo exposto foi de uma duração de 70.000,00kms, porém poderá 
arredondar a quilometragem para mais com as recapagens etc. 
Manual da Calculadora de Fretes por KM Rodados: 
 Para calcular o frete km rodado pela calculadora precisaremos em primeiro lugar 
definir o tipo de veículo, no exemplo da calculadora está a carreta, porém poderá ser 
qualquer tipo de veículo!! 
O primeiro passo é colocar a quantidade de km a rodar, que na imagem corresponde a 
1000kms.
porém poderá colocar qualquer km a percorrer tanto ida e volta etc.. 
CustosIPVA/ETC:
Neste caso foi inserido os custos fictícios de R$ 3000,00 porém nos mesmos deverão ser 
agregados todos os custos pertinentes ao veículos como: IPVA, licenciamentos, 
Rastreamento, depreciação do veículo que em geral no primeiro ano é 10% e nos anos 
seguintes são 20% do valor total do mesmo, etc., deverá levantar todos os custos anuais
e dividir por 30 e inserir na calculadora. 
ResultadoKM/Diversos:
Neste íten, será computado a soma de todos os ítens como: Duração do Pneu mensal + 
Todos os custos do veículo mensal que deverá ser dividido por 30 para se achar o custo 
diário e após inserido deverá clicar no ícone ResultadoKMDiversos e posteriormente em 
calcular cujo resultado sairá nesta caixa de diálogo.
Tempo de Viagem Dia/Hora:
Neste ítem é calculado o custo do motorista em viagem que será somado em 
ResultadoCustoMotorista;
CustoPedágio:
O Custo Pedágio são todos os valores de pedágio a serem computados na viagem;
Descarga/Diária/ETC: 
São todos os custos pertinentes a operação de carga e descarga que serão computados em 
ResultadoCustoViagem, os mesmos deverão ser inseridos para cálculo.
ValorCargaTransportada: 
O valor da carga transportada deverá ser inserido para o caso do seguro da mesma ser 
por conta., que ao ser inserido a taxa de seguro, como exemplo 0,003 ou seja R$ 3,00 
para cada 1000,00 será efetuado o calculo ao preencher os dados e clicar no ícone 
SeguroCarga, o resultado saíra em ResultadoSeguroCarga;
ResultadoCustoViagem:
No resultado Custo Viagem, estarão somados os custos de Combustível + Custo de Pedágio +
Custo de diária/decarga etc...cujo valor foi de Combustível R$ 833,33 + 450,00 
Pedágios + R$ 120,00 de custo de Diária /Descarga etc..
CustoMotorista:
O Custo Motorista deverá ser encontrado inserindo todos os componentes do salário do 
mesmo,computando os valores de almoço, janta seguro, etc.; cujo resultado aparecerá ao 
clicar no ícone CustoMotorista e em Calcular.
ResultadoManutenção:
Os custos de resultado de Manutenção do veículos são contemplados o 
ValorPneus+CustosIPVAETC e DuraçãoKM, que serão divididos e multiplicados por KMaRodar,
quando todos os dados são preenchidos exceto o Resultado KJM DVs.
ResultadoCustoTotal:
Todos os custos serão inseridos e transformados em custo km rodados observe os 
resultados na calculadora.
SUBTOALKM RODADOS:
Corresponde a todos os custos com o a ou as operações do veículo porém seu resultado 
será em km.
TAXALUCROPERAÇÃO:
a TAXA LUCRO OPERAÇÃO, corresponde ao lucro que deverá ser aferida na operação na 
calculadora  esta de 30%.
Resultado do Lucro:
O resultado do Lucro saírá em R$.

percencentual deverá ser conhecido a forma que o embarcador (cliente da transportadora) 

trabalha.

Impostos/ICMS:


 A Taxa de impostos deverá ser inserida para resultado do cáculo final no exempo e na 
calculadora consta 0,93 que corresponde a 7% de impostos que serão somados em 
RESULTADOTOTALCOM IMPOSTO.


Na realidade, deveria escrever um livro a respeito de cálculo de fretes ou mesmo para 

negociação de fretes como embarcador ou mesmo transportador.
posteriormente postarei mais informações de como interpretar  ou elaborar uma tabela de
fretes!!!
Faça como alguns clientes, solicite a instalação e consultoria da nossa equipe, 
aprenda a calcular todos os tipos de fretes, desenvolver tabelas, analisar custos etc !
Caso tenha dúvida ou para adquirir o aplicativo passe um e-mail para:   comercial@solucaoemlogistica.com  
ou na aba contato.         

Para baixar o Simulador de fretes diversos!!
Além de fazer todos os cálculos diretamente, com todas as taxas, sem passar por fazes a
mesma  salva  todas as informações pertinentes ao cálculo conforme poderá observar 
acima e poderá imprimir caso deseje.
A calculadora também faz cálculos de frete percentual (com ou sem taxas), frete kilo 
geral (com ou sem taxas), cargas completas (com ou sem taxas).
posteriormente postarei um manual completo da mesma.
Já estamos desenvolvendo calculadoras personalizadas onde se cadastra todas as tabelas
dos clientes e transportadoras com todas taxas e eventos.
solicite a sua  calculadora pela aba contato.
Caso goste do aplicativo e queira adquirir o aplicativo ligue para: o11-7873-8665 ou 
solicite através de Contato   mesmo para utilização ilimitada, o valor do serial será 
de R$ 200,00 com envio por e-mail e R$ 250,00 + custo de Sedex para envio do CD com 
instalador, para estudantes de logística haverá preço especial, consulte-nos. 
Caso deseje incluir mais alguma função de cálculo poderá entre em Contato  conosco ou 
pelo telefone acima.
O software foi disponibilizado para baixar por 20 dias  com a utilização de 4 vezes ou 
acessos. 
Após este vencimento, o simulador será fornecido para baixar somente com preenchimento 
na aba contatos. 
para baixar o simulador teste para 04 utilizações   clique aqui para deverá ser 
solicitiado na aba contatos, após isto, estaremos liberando por 7 utilizações, ao 
comprar e adquirir o software poderá efetuar infinitos cálculos sem restrições.
O Software será fornecido gratuitamente para os clientes embarcadores que utilizarem as
transportadoras representadas pela equipe da  Solução Logística, desde as negociações 
tenham sido efetuadas pela nosssa equipe.
Lembrando que ao negociar conosco poderá receber a calculadora com os fretes cadastrados
na mesma.
Solicite a visita de um consultor que instalará o aplicativo e dará aulas de como 
calcular fretes pelo simulador e como calcular todos os tipos de fretes manualmente!! 
Em caso de dificuldade para baixar, solicite via e-mail ou se cadastrando pela aba 
contado. 
Lembrando que quem não possui em sua máquina a ferramenta NetFramework 3.5 será 
necessário para a utilização do aplicativo em caso de erro baixe a ferramenta pelo 
baixaki ou pela Microsoft.
Caso tenha dificuldade para baixar, vá na aba contatos, cadastre-se e solicite o envio 
do aplicativo por e-mail. autorizado e baixar o aplicativo e testado o mesmo.  
Para quem conseguiu baixar deixe um comentário abaixo!!
Lembrando que o aplicativo funciona apenas em Notebooks, Laptps e Desktop, ainda não 
desenvolvemos para celulares Iped Ipod etc. 
Ao comprar sua chave, irá ganhar o simulador aprimorado conforme abaixo que também salva
e imprime o relatório das 5  cubagens que calcula, lembrando que poderemos desenvolver o
projeto conforme sua necessidade. 
Posteriormente colocarei um manual do mesmo pois ainda está sendo desenvolvido! 
Caso não consiga baixar, cadastre-se na aba contatos  e solicite-o para envio por 
e-mail.
Este simulador abaixo é para cadastramento!! Isto é, poderemos cadastrar todas as suas 
tabelas para Fretes de cargas fracionadas com frete peso mínimo, fretes para cargas 
fechadas, fretes percentual, fretes por metro cúbico etc. ou mesmo para cadastramento de
tabelas conforme necessitar., para adquirir este produto deverá contatar pela aba contato e solicitar uma apresentação de um de nossos desenvolvedores.
Estará disponível gratuitamente, para os clientes embarcadores que utilizarem uma de 
nossas transportadoras constantes na aba Parceiros, cuja operação foi contrada 
diretamente com a equipe da Solução Logistica.
Caso possua o Flash instalado, observe atentamente como poderá auxiliar e ainda salvar 
todos os cálculos e exportar para excel..
  
Simulador 5 cubagens com arredondamento de resultados
Este é atual, muito precisa, calcula até 5 cubagens de uma só vez e salva todas 
informações, para imprimir, enviar por email é muito útil para setor de cotações de 
empresas de transortes, além de fazer todos os típos de cálculos de fretes. em breve 
colocarei o manual a disposição este programa não estará a disposição para baixar, 
somente com instalação em máquina direta. 
Após baixar, clique no ícone que instalará diretamente em sua área de trabalho, em caso 
de dúvidas ligue ou envie um e-mail através da aba contatos.  

A senha mudará constantemente, caso não consiga baixar, fale conosco online  ou polo 
formulário Contato que responderemos suas questões ou veremos melhor forma da enviar a 
calculadora da Solução Logística, estaremos a disposição em caso de Offline através do 
telefone: 011-7873-8665.
Após a utilização(Acessos) teste de 04 vezes, e se quiser adquirir a chave para 
utilização sem restrições, o custo do software é de R$ 200,00 para Empresas e  para 
estudantes de logística faremos um preço especial, solicite-o pelo 
e-mail: comercial@solucaoemlogistica.com. 
Atenciosamente,
Live Help
Equipe da Solução Logística.
Nextel 121*68512
Cel.011-7873-8665
Cel Tim 011-97737-1958
Skype:comercial19971