O que Fazer em Caso de Acidente ? |
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O que são produtos perigosos?
É todo produto relacionado na Resolução Nº 420/04 da ANTT, ou que represente
risco para a saúde das pessoas, para a segurança pública ou para o meio ambiente.
A Resolução esclarece, além das informações gerais, os números ONU e de risco, a
classe de risco, o risco subsidiário dos produtos.
O que é transporte de produtos perigosos?
É o deslocamento de uma produto perigoso de um ponto para outro com técnicas e cuidados
especiais.Os veículos que transportam produtos perigosos são identificados pelo uso de um
retângulo de cor laranja, de tamanho 30x40 cm, chamado painel de seguranca afixado nas laterais,
na frente e na traseira e em alguns casos pelo porte de um losângulo de tamanho 30x30 cm,
de cores e desenhos variados, chamado rótulo de risco, afixado nas laterais e traseira. Observe
que os veículos que transportam combustível para os postos e gás de cozinha para as residências,
possuem esses símbolos. Observe também que não são apenas os caminhões tanque que
transportam produtos perigosos. Os caminhões de carrocaria aberta e fechada transportam tambores, bombonas, botijões e cilindros. Os rótulos de risco identificam a classe de risco do produto e os
painéis de seguranca, através de números identificam seus riscos e o produto transportado. Quando
o painel de seguranca não portar números, significa que no veículo encontram-se vários produtos
embalados.
Se, durante a viagem, você encontrar um veículo com esses símbolos, envolvido em um acidente,
faça o seguinte:
1- Não se aproxime, nem mesmo para tentar socorrer o motorista. Existem produtos que liberam
gases incolores e inodoros e você corre o risco de se intoxicar gravemente, podendo ser fatal;
2- Anote em um papel os números que estão no painel de segurança e a cor do rótulo de risco
. Tenha o cuidado para não anotar errado, pois a inversão de apenas um número poderá prejudicar
o atendimento a emergência por parte das equipes de socorro. Procure verificar se há vazamento
de líquido ou gases;
3- Tente avisar os motoristas que viajam no sentido contrário ao seu para que não se aproximem
do local e avise a Policia Rodoviaria e o Corpo de Bombeiros, através dos telefones 190 e 193
ou da primeira viatura que encontrar, informando os números anotados, a rodovia e o km exato
do local do acidente;
4- Se for possível e com ajuda de outros motoristas, tente impedir a aproximação de curiosos,
porém não permita que ocupem o acostamento da rodovia, pois as equipes que atenderam a
emergência necessitam ter acesso livre ao local;
5- Caso o motorista esteja consciente, lembre-o que ele deve manter em mãos um documento
chamado Ficha de Emergência, a fim de entregar as autoridades públicas, assim que chegarem; e
6- Após esse socorro inicial, afaste-se o mais distante possível do local. O vento pode espalhar
] a nuvem tóxica. Adotando esses procedimentos, com certeza você estará salvando muitas vidas e contriburindo para o pronto atendimento da emergência.
Fonte: Polícia Militar de São Paulo |
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Comunicação de Incidentes Químicos Ao Redor do Mundo |
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Todos os dias, o Conselho Americano de Investigação de Riscos e Segurança Química (CSB - U.S. Chemical Safety and Hazard Investigation Board) recebe informes sobre incidentes químicos ocorridos ao redor do mundo proveniente de fontes governamentais, meios de comunicação, pessoas presentes no local e outras fontes.
O CSB incorpora as informações a bancos de dados que são
distribuídos a outras agências governamentais e a órgãos
interessados em segurança química, e as utiliza para decidir sobre
o envio de equipes de investigação, baseando-se também em
informações suplementares recebidas após o informe inicial.
Em julho de 2001, por exemplo, o CSB despachou seis
investigadores para o local onde havia ocorrido a falha catastrófica de um tanque de ácido sulfúrico na refinaria de Delaware da empresa Motiva
Enterprise. O incidente ocorreu durante trabalhos de manutenção
perto do tanque, havendo liberação de ácido e material inflamável
que entrou em ignição ferindo oito pessoas e matando uma. Para
maiores informações sobre o acidente da Motiva, ver “Inside the Beltway” na página 30. |
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