Durante séculos de comércio internacional, os seus precursores, chineses, árabes e europeus, não haviam conseguido criar uma forma não só de evitar as enormes perdas no transporte com as quebras, deteriorações e desvios de mercadorias, como também de agilizar e reduzir o custo das operações de carga e descarga. Somente em 1937, o americano Malcom Mc Lean, então com pouco mais de 20 anos, motorista e dono de uma pequena empresa de caminhões, ao observar o lento embarque de fardos de algodão no porto de Nova Iorque, teve a idéia de armazená-los e transportá-los em grandes caixas de aço que pudessem, elas próprias, serem embarcadas nos navios.
Com o tempo, Mc Lean aprimorou métodos de trabalho e expansão de sua companhia, a Sea-Land (depois Maersk-Sealand), tornando-a uma das pioneiras do sistema intermodal, abrangendo transporte marítimo, fluvial, ferroviário, além de terminais portuários.
Após inúmeras experiências nos Estados Unidos, prejudicadas pelo período da Segunda Guerra Mundial (1939/ 1945), somente em 1966 Mc Lean aventurou-se na área internacional, enviando um navio com containers à Europa. Assim, em 5 de maio daquele ano (1966) chegava a Roterdam - já o maior porto do mundo - o cargueiro adaptado "SS Fairland" da Sea Land, que ali descarregou 50 unidades. Como não havia equipamento apropriado, o desembarque foi feito com o próprio guindaste do navio, outra criação de Mc Lean.
Naquela época, um verdadeiro exército de nove mil estivadores trabalhava no grande porto holandês, vinculando a 25 empresas de serviço. Antevendo a revolução que iria ocorrer no transporte marítimo, o diretor do porto, Frans Posthuma, conseguiu a exclusividade para receber os containers destinados à Europa, comprometendo-se a preparar um terminal especializado para desembarcá-los. Logo depois, em 1967, cinco das empresas estivadoras que operavam em Roterdam criaram a ECT, com apenas 208 empregados para atender ao crescente movimento de containers.
O container, hoje visto não só em todos os portos e adjacências, mas também em caminhões, nas estradas e em longas fileiras de vagões em ferrovias é um fantástico sistema de transporte responsável pela movimentação de 95% da carga geral hoje conduzida pela frota mercante mundial!
Malcom Mc Lean nasceu em 1914 e faleceu em 2001:
Tipos de container
Carregamento final, inclusão completa - Dry Box
Container básico intermodal com portas no final, acomodáveis para cargas gerais não requerendo controle de meio ambiente quando em rota. Usado para cargas gerais secas existentes, como alimentos, roupas, móveis, etc. Ventilado - Equipado com portas ventiladas nos finais ou laterais, e usadas para cargas geradas de calor, que requerem de proteção contra avarias de condensação (sudação). Versões com ventilação de ar elétrica são disponíveis. Ventiladores são normalmente encaixados com defletores para prevenir a entrada de água de chuva ou do mar - Igual ao Dry Box. Usado para Cacau e Café.e - cana de açúcar.
Carregamento lateral, inclusão completa
Equipado com porta lateral para uso em acondicionamento em descarga de carga onde não seja prático o uso de portas finais, também quando o container necessita permanecer nos trilhos enquanto a carga e colocada ou removida do container. Além das porta tradicionais, temos as laterais somente na lateral direita ou ambas esquerda/direita e também temos o container com portas no frontal.
Abertura de Topo – Open Top
Usado para carretos pesados, ou itens desajeitosos onde o carregamento ou descarregamento da carga através das portas finais e laterais seja impraticável. A maioria dos containeres é equipada com cobertura de tecido e são sempre indicados como container de topo “suave” ou “rude”. Alguns containeres de abertura de topo são encaixados com cobertura de painéis tipo hatch removíveis ou teto de metal total destacáveis.
Isolantes
Para cargas que não poderiam ser expostas a mudanças rápidas ou bruscas de temperatura. Disponíveis em versões ventiladas e não ventiladas. Algumas transportadoras provêm containeres com sistema de aquecimento para uso especial.
Refrigerados
Isolante e equipadas com sistema de refrigeração embutido, gerado por conexões elétricas diretas ou por geradores a gasolina ou a diesel. É usado primariamente para alimento ou outros artigos que requerem temperatura controlada de meio-ambiente.
Volume Líquido - Tank
Container tipo tanque para transporte de líquidos. Alguns têm sido designados para especificações de alto nível. Para transporte de certos materiais perigosos.
Volume Seco
Designado para transporte de carga tais como produtos químicos secos e grãos.
Prateleiras Retas
Disponíveis com vários modelos e tamanhos, as prateleiras retas são usadas para madeira, produtos de moinho pesados, largos e desajeitados, maquinários e veículos. Alguns são equipados com laterais removíveis.
Auto
Usado para o transporte de veículos, disponível nas versões abertas ou fechadas.
Animais vivos
Configurado para o transporte de animais; os containeres são disponíveis para o transporte de gado, aves domésticas e outros animais.
Coberta marítima
Container de topo aberto experimental desenvolvido pela “Marad” e a Marinha Americana. Este sistema de manejo de carga é designado para adaptar a navios cargueiros ou transporte de equipamentos pesados fora de tamanho (principalmente militares). A construção do piso “Work-trough” (seção do piso aberta por uma manivela própria) pode reduzir tempo de descarregamento e espaço de armazenamento de pier, desde que eles não necessitem ser removidos da destinação.
High-Cube
Estes containeres são usados para cargas de alto-volume, baixo peso e pode aumentar a área cúbica. Os containers “high-cube” são de 2,89m de altura e comprimento de no máximo de 12m.
Vestuário
Com prendimentos especiais, e encaixes de teto internos, estes containeres podem ser usados para pendurar vestuário.
Tipos de container marítimo
Hoje em dia existem diversos tipos de containers cujas dimensões externas podem ser:
TIPO | COMP. | Dim. Ext. CxLxA (mm) | Dim. Int. CxLxA (mm) | Capacidade (Peso/Volume t/m³) |
---|---|---|---|---|
Dry Box | 20´ | 6.058x2.438x2.591 | 5.900x2.352x2.395 | 21,6/33,2 |
Dry Box | 40’ | 12.192x2.438x2.591 | 12.022x2.352x2.395 | 26,5/67,7 |
Dry/High Cube | 40’ | 12.192x2.438x2.896 | 12.022x2.352x2.696 | 26,3/76,2 |
Reefer | 20’ | 6.058x2.438x2.591 | 5.498x2.270x2.267 | 25,4/28,3 |
Reefer | 40’ | 12.192x2.438x2.591 | 11.151x2.225x2.169 | 26,0/55,0 |
Open Top | 20’ | 6.058x2.438x2.591 | 5.900x2.352x2.395 | 21,6/3,2 |
Open Top | 40’ | 12.192x2.438x2.591 | 12.020x2.350x2.342 | 26,5/67,7 |
Flat Rack | 20’ | 6.058x2.438x2.591 | 5.798x2.408x2.336 | 21,6/33,2 |
Flat Rack | 40’ | 12.192x2.438x2.591 | 12.092x2.404x2.002 | 26,5/67,7 |
Plataform | 20’ | 6.058x2.438 | 6.020x2.413 | 21,6/33,2 |
Plataform | 40’ | 12.192x2.438 | 12.150x2.290 | 26,5/67,7 |
Tank | 20’ | 6.058x2.438 | X | 19/23 mil l |
Essas medidas chamadas "padrão" podem ser ultilizadas para cálculo de acondicionamento da carga, sempre lembrando que há variações de alguns centímetros para mais ou menos, dependendo do material ultilizado na construção do container. Todos os containers nas descrições á seguir, com exceção do High cube, podem ser de 20`ou 40`.
Dry Cargo:
Para carga geral. Com adaptações, pode carregar carga á granel ( café em grãos, produtos químicos em pó, etc)
Granel Seco:
Para transporte de cargas sólidas, com malte e cevada. Possui escotilhas situadas em seu topo, por onde se carrega a carga.
Open Top:
Para carga geral, com a possibilidade de abertura do teto de lona e das travessas de sustentação, permitindo a colocação de máquinas indivisíveis e pesadas.
Flat Rack:
Containers para cargas de formas irregulares, ou que excedam na largura ou altura, como máquinas para agricultura, barcos, tanques, caminhões, bobinas de papel, etc.
Plataforma:
Ultilizado para cargas compridas, largas, altas, sem formas regulares ou com problemas de acondicionamento, como tanques, materiais de construção, toras, tubos, etc.
Reefer:
Para produtos que necessitam refrigeração durante o transporte, como carnes, frutas, sucos. È uma das unidades de carga mais caras existentes, pois acondiciona todo um equipamento diesel/elétrico para refrigeração interior, além de ser provida de isolantes térmicos.
Tank:
Ventilado:
Para transporte de produtos que necessitam ventilação ou renovação de ar em seu interior, como café.
High Cube:
Igual ao um container Dry Cargo de 40` pés, porém com 1 pé a mais de altura, que aumenta seu volume interno. Ultilizado para cargas com pouco peso em relação ao volume que ocupam, como cigarros, brinquedos, etc.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
SOMENTE UTILIZAR PARA COMENTAR SOBRE A POSTAGEM,E FAZER PERGUNTAS, TIRAR DÚVIDAS COM RESPEITO E EDUCAÇÃO. E SE POSSUIR BLOG COM MESMO OBJETIVO PODE PUBLICAR.